5º Concurso do Café de Amparo e Região do Circuito das águas

Começa amanhã, dia 13, e segue até dia 29 de setembro, no região leste paulista, o 5º Concurso do Café de Amparo e Região do Circuito das Águas. O evento tem por objetivo a seleção de lotes de café de qualidade Coffea Arábica L., separados em três categorias distintas, ou seja, os grãos produzidos pelo processo de via úmida, de via seca e de micro lotes. Os cafés vencedores da seletiva regional ainda ganham o direito de participar do Concurso Estadual de Qualidade – Prêmio Aldir Alves Teixeira – Safra 2012.

O evento é fruto de parceria entre Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), por meio do Pólo Leste Paulista/APTA Regional e da CATI Bragança Paulista; SENAR/FAESP-SP e Prefeitura Municipal de Amparo. A coordenação é por conta do Sindicato Rural de Amparo com o apoio do SEBRAE/SP e do Sindicato Rural de Socorro.

Nos dias 27 e 28, na sede do Pólo Regional Leste Paulista, em Monte Alegre do Sul, haverá a Análise Sensorial das amostras de café. E no dia 29, às 12h, em Amparo, será a cerimônia de divulgação e premiação do concurso. Ainda no último dia, está prevista, às 9h, a palestra Tecnologias acessíveis para o pequeno produtor de café, objetivando a qualidade, por representante do SEBRAE-SP.

Papel da pesquisa

Além de sediar o evento, a unidade regional da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA/SAA) realiza avaliações qualitativas dos cafés regionais, diagnosticando os principais problemas de cultivo e de pós-colheita do produto, diz o pesquisador Daniel Gomes. Além disso, o Pólo Regional Leste Paulista avalia a acuidade dos provadores durante as análises sensoriais.

Os resultados individualizados das avaliações também fornecem a cada participante um diagnóstico dos principais defeitos das amostras de café apresentadas, explica Daniel. Isto possibilita a intervenção dos produtores nas safras subsequentes, aumentando assim a qualidade da bebida do café e a maior remuneração por saca. Além dos pesquisadores do Pólo Regional, participam da ação os pesquisadores do Laboratório do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (LAFISE/CCQA-ITAL-APTA), referência em qualidade de café torrado e moído no Brasil.

Outras informações podem ser obtidas com Rita Salmazo pelo telefone (19) 3807-2837 ou ainda com o pesquisador Daniel Gomes pelo e-mail: daniel.gomes@apta.sp.gov.br

CRONOGRAMA:

Dia 13/09/2012 – Prazo final de entrega das amostras – Casas da Agricultura, CATI Bragança Paulista e Sindicato Rural de Amparo.

Dias 27 e 28 – Análise sensorial das amostras de café – Pólo Regional Leste Paulista – Estrada Nelson Taufic Nacif, Km 03 – Monte Alegre do Sul – SP

Dia 29 – Divulgação e premiação do concurso – Mercado Municipal Prefeito Alcidez Penteado – Amparo – SP.

Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Assessoria de Comunicação/Secretaria
Marina Mantovani/Adriana Rota/Nara Guimarães/Melissa Cerozzi
Estagiárias: Eli dos Santos/Gabriela Oliveira
Tel.: (11) 5067-0069

expo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *