Programa do Governo Federal oferece novas moradias

O Brasil, por ser ainda um país em desenvolvimento, enfrenta vários problemas socioeconômicos. Um deles é o déficit de famílias que não possuem uma moradia própria, sendo escrava de aluguéis infinitos e aumentando assim a concentração de renda nas mãos dos grandes proprietários.

No entanto, o Brasil juntamente com alguns órgãos toma iniciativas que tem como principal objetivo realizar o sonho de inúmeras famílias de possuir sua própria moradia, de maneira decente, como prevê o artigo 5º da constituição federal, onde muitos entendem que é, um preceito para que o ser humano seja digno.

Minha Casa Minha Vida

Uma dessas iniciativas foi tomada pela Caixa Econômica Federal que lançou o programa Minha Casa Minha Vida em parceria com os Governos dos Estados, Prefeitura dos Municípios e alguns movimentos sociais. O objetivo do programa é construir cerca de 2 milhões de casas para a população e, além disso, gerar empregos e ajudar no desenvolvimento do país. Para participar, você deverá ter uma renda bruta de até R$ 5.000,00 líquidos mensais.

O programa oferece várias facilidades e garantias, como:

  • Aumento dos subsídios;
  • Redução das taxas de segura e;
  • Um refinanciamento caso, o titular fique desempregado, tudo para que o sonho da casa própria fique ainda mais perto de você.

Financiamento imobiliário

O programa é dividido em vários tipos de financiamento, sendo a divisão feita a partir da renda bruta da família e cada qual terá suas regras. Existem 3 partições:

  • Quem ganha até 3 salários mínimos, que tem, por exemplo, a regra das parcelas não ultrapassarem 10% do valor da renda.
  • Quem ganha de 3 a 6 salários mínimos, não poderá comprometer mais do que 20% dos rendimentos familiares. Já as famílias que recebem de 6 a 10 salários mínimos, podem refinanciar o pagamento haja algum tipo de perda de renda.

Como visto o programa basicamente dá mais vantagens aos mais carentes e toda a simulação do financiamento pode ser feito no site da caixa assim como a inscrição Minha Casa Minha Vida.

O programa hoje está em sua segunda fase e com sucesso! O volume de recursos para esta etapa, cerca de 120 a 140 milhões serão investidos para a construção de novas 2 milhões de casas e apartamentos. Para participar você deve entrar no site da Caixa Econômica federal e se cadastrar (www.caixa.gov.br), no site você também poderá fazer a simulação do seu tipo de financiamento, como foi dito acima, e assim saberá o valor da parcela e do financiamento total concedido.

expo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *