Saiba como escolher o curso superior que mais combina com você

Iniciar o ensino superior é um grande passo na vida de qualquer pessoa, por isso é importante pensar bem e avaliar todos os aspectos possíveis antes de escolher o seu curso. São tantas opções de graduação que chega a ser difícil tomar uma decisão. Você se encontra nessa situação no momento? Saiba como escolher o curso superior que mais combina com você.

Mas, antes e falar sobre isso, é importante lembrar que só consegue iniciar os estudos em uma universidade quem já concluiu o ensino médio. E caso isso não foi possível para você no tempo regular, o Ministério da Educação criou o Encceja, uma prova que oferece o diploma de conclusão do ensino fundamental e médio.

A inscrição Encceja é feita somente de forma online. Para participar do exame é necessário ter idade mínima de 15 anos para nível fundamental e de 18 anos para nível médio.

Autoavaliação

Procure se conhecer bem e avaliar suas próprias afinidades. Lembre-se que após cursar sua graduação, você terá que exercer seus conhecimentos, então tente se imaginar trabalhando na área escolhida. Procure se informar sobre as profissões do seu curso e pergunte a si mesmo “Eu seria feliz trabalhando diariamente com isso?” Faça uma lista pontuando e descrevendo suas próprias afinidades.

Se informe quanto ao curso

Não basta só ler descrições na internet, procure amigos, conhecidos ou familiares que sejam da área do seu interesse e converse com eles. É importante ter uma noção de referência para não acabar escolhendo um curso que não tem nada a ver com seu perfil.

Se informe com profissionais

Mesmo sabendo do curso, fale com profissionais formados que já atuam na área para saber sobre as funções e tentar se visualizar no mercado de trabalho. Depois de se formar, você atuará por tempo indeterminado no seu curso, então tenha cuidado para não acabar cursando 4 anos de uma graduação que você não vai gostar de exercer.

Analise as grades curriculares

Quando selecionar alguns cursos com os quais você se identifica, avalie a grade curricular deles. Veja as matérias que irá cursar e, se possível, visualize até os conteúdos. Saber com o que você vai lidar durante as aulas pode ajudar na hora de decidir que rumo tomar.

Faça um teste vocacional

O teste vocacional é uma boa forma de encontrar um direcionamento acadêmico. Através do teste, você achará algumas áreas que condizem com suas afinidades e assim, ficará mais fácil de decidir. Este tipo de teste é simples e prático.

Visite instituições

É importante ter noção de um ambiente de ensino superior antes de escolher o curso. Muitas faculdades realizam anualmente feiras com o intuito de promover seus cursos. Nessas feiras, os visitantes tem contato direto com os estudantes e participam de palestras que podem esclarecer dúvidas acerca das formações.

Você pode ingressar nas instituições de ensino superior através do SISU ou do PROUNI depois de realizar a prova do ENEM. Outras inscrições são feitas pelo vestibular direto, exemplos como, ITA e UNIP.

expo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *